LGSA

A Empresa

Linhares Gerações visão aérea

A Linhares Geração S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado que entrou no mercado em 2008, tendo se sagrado vencedora no 6º leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o leilão A-3, em setembro do mesmo ano.

Apesar de coincidir com um período de forte crise econômica global, a implantação da Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM), em Linhares, Espírito Santo, foi concluída no prazo e no orçamento estabelecidos previamente. Entre os dez empreendimentos que saíram vitoriosos do leilão, este foi o único concluído no prazo.

A Linhares Geração S.A. tem como propósito específico gerar energia elétrica controlada pelo Fundo de Investimento em Participações Brasil Energia (FIP Brasil Energia), gerido pelo banco BTG Pactual. A companhia também possui autorização do Ministério das Minas e Energia (MME) para atuar como produtor independente de energia elétrica (PIE) até 2044, além de possuir contratos de comercialização de energia elétrica no ambiente regulado (CCEARs) da Câmera de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) com 35 concessionárias de distribuição de energia elétrica em vigor até 2025.

A UTE LORM consome gás natural liquefeito (GNL) fornecido pela BR Distribuidora/Petrobras e está conectada ao gasoduto Cacimbas-Vitória. Possui uma potência instalada de 204 megawatts (MW).

Linhares Gerações visão aérea

Implantação e Operação

A construção da usina durou 17 meses. As obras de terraplanagem, ou groundbreaking, começaram em junho de 2009 e o comissionamento (first smoke) – etapa de verificação dos sistemas do empreendimento para garantir a qualidade, teve início em outubro de 2010. Em dezembro, uma semana antes do prazo contratual, a UTE LORM entrou em operação comercial e, em janeiro, a energia passou a ser distribuída.

Foram investidos R$ 160 milhões de capital próprio e R$ 190 mi de financiamento estruturado. À época do leilão, o estudo da Empresa de Pesquisa Energética indicava que o nível médio de operação da usina era de 2 semanas por ano. Estimava-se que o despacho efetivo fosse mais elevado, alcançando uma média de 2 meses por ano e, em casos extremos, 4 meses por ano.

No entanto, em seu primeiro ano operacional, a UTE LORM operou por 2 semanas, mas desde maio de 2012, o despacho tem sido praticamente contínuo e a previsão é que assim se mantenha.

O aumento do nível de despacho é reconhecido como estrutural, significando que o modelo operacional da usina sofreu uma alteração material, deixando de ser um empreendimento 100% flexível complementar à geração hidráulica e transformando-se em uma termelétrica que opera na base (base load).

Essa mudança é consequência, em parte, da redução do preço do gás natural nos Estados Unidos em decorrência do aumento da produção de gás não convencional. A diminuição no valor do combustível afetou diretamente o indexador do preço do gás pago pela UTE LORM e, consequentemente, o custo variável unitário (CVU) de sua energia gerada. Como reflexo, a expectativa de despacho da UTE LORM aumentou.

Por outro lado, a elevação do patamar de operação da usina é também consequência do aumento do preço da energia no Brasil, devido à mudança de metodologia de cálculo do custo de operação do sistema.

Soma-se a isso, a redução do volume de água nos reservatórios das hidrelétricas que faz com que as termelétricas flexíveis sejam despachadas com maior frequência a fim de suprir déficits de energia nos períodos de pouca chuva ou causados pela variação sazonal do consumo.

Desde sua instalação, a Linhares Geração vem promovendo iniciativas voltadas ao aprimoramento da estrutura regulatória existente e sua adequação ao novo cenário de geração termelétrica. Em paralelo, com o objetivo de aumentar a disponibilidade e a confiabilidade operacional da UTE LORM, a companhia também investe na capacidade de geração e infraestrutura da usina, bem como na capacitação de seus funcionários e no aprimoramento de seus processos administrativos e gerenciais.

Código de Ética e de Conduta

O documento a seguir estabelece os padrões de conduta da Linhares Geração (“Companhia”), que são baseados na legalidade, boa-fé, moralidade, eficiência, probidade, transparência, publicidade, honestidade e imparcialidade.

Para conferir o código na íntegra, acesse: Código de Conduta.

 

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por