LGSA

Comunidade de Povoação recolhe e recicla 200 quilos de lixo do mar

A comunidade de Povoação (Linhares/ES) e 12 empresas da região e associações locais se uniram ao projeto “Mar Sem Lixo” e realizaram o primeiro evento de uma série no município, dando início a uma ação ambiental, capitaneada pela Soul Adventure e Caiaque Clube Linhares (CCL), de limpeza de praias e conscientização sobre os problemas provocados pelo lixo. 

Ao todo, 30 voluntários da comunidade conseguiram retirar, em um único dia (16/05),  cerca de 200 quilos de resíduos da orla da Praia de Povoação, catalogar para identificar os maiores poluidores e encaminhar o material para a reciclagem, cuja empresa responsável foi a Norte Recicla.

De acordo com organizador do evento em Linhares, Ceny Espíndula, a realização é um piloto, da ONG Mar Sem Lixo (Rio de Janeiro), que está ocorrendo em todo litoral brasileiro e deverá acontecer anualmente fazendo um comparativo através dos dados coletados.

“Foi bastante produtivo já em Povoação. Tivemos a adesão da comunidade local, os pais levaram seus filhos para participar e plantar na cabecinha deles sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Devemos deixar de ser meros expectadores do que acontece com o meio ambiente, parar de colocar a culpa nos outros, no poder público, nas empresas, levantar e efetivamente fazer algo pelo meio ambiente, nós precisamos dele e ele precisa de nós”, alerta Ceny.

O organizador também ressalta que ainda há três ações programadas para este evento. “Além da que fizemos na Praia de Povoação, se nada for alterado por conta da pandemia, teremos dia 23/05, na Praia de Pontal do Ipiranga; dia 30/05, no Lago do Interlagos; e dia 06/06, na Praia de Regência. E quem quiser participar poderá comparecer nos locais informados, no horário marcado, e ser voluntário”, pontua.

A gerente de meio ambiente da Linhares Geração (LGSA), Rafaela Pizaneschi, participou do mutirão de povoação e se surpreendeu com o resultado. “Foram 200Kg de material enviado para reciclagem e que estavam poluindo a praia! E isso tudo foi recolhido muito rápido, em um trecho relativamente pequeno e por pouco mais de 30 pessoas. Olhe a extensão do problema do lixo no mar! O resultado de limpar a praia em si, mesmo sendo 200 quilos, é pequeno perto da conscientização que esta ação gera sobre esta delicada questão ambiental”, comenta.

Rafaela ainda destaca que o descarte de plástico nos oceanos é uma preocupação e que a LGSA apoiou a ação porque considera que a educação ambiental é um dos caminhos mais efetivos para se chegar a uma solução. “Tão importante quanto limpar o que está poluído é evitar, ou ao menos diminuir, o impacto. E isso é possível com ações simples de separação e reciclagem de resíduos, em casa, nas empresas. Eu acredito na educação”, opina.

(Publicado em 18/05/2021)

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por