LGSA não pára, para que não falte energia durante a quarentena

O coronavírus mudou os hábitos da maioria dos brasileiros. Home office, isolamento, aumento no número de vezes que lavamos as mãos e redução ou suspensão de atendimentos ao vivo estão entre as orientações das autoridades. No entanto, hospitais, supermercados, farmácias, coleta de lixo e geração de energia não podem parar. São serviços essenciais e precisam continuar operando para a saúde, a segurança e o conforto da população. 

Na LGSA – Linhares Geração S.A., as atividades de escritório estão funcionando em sistema de home office, conforme as medidas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde indicaram como adequadas. Mas os operários que diariamente colocam a usina para produzir seguem trabalhando, com um objetivo nobre: para que não falte energia nas comunidades. 

“Estamos trabalhando para manter o país iluminado”, resume o supervisor de manutenção, Maicon Martins Araujo. Segundo ele, que está na LGSA desde 2015, as equipes foram divididas em dois grupos, que agora trabalham em escalas diferentes, para reduzir os riscos de aglomeração e contágio. “Sempre brinco que nós somos heróis anônimos, porque ninguém lembra da gente. Mas, se não tiver energia, não tem nada. Imagine ficar em casa sem energia, sem televisão, sem ventilador, sem Netflix?!”, afirma.

A energia está em tudo

Nosso supervisor de manutenção tem toda razão. Sem a geração de energia elétrica, os hospitais não funcionam, as farmácias não funcionam, os supermercados e os restaurantes que entregam comida também não conseguem trabalhar. O recolhimento de lixo fica comprometido, o isolamento doméstico ainda mais.

Afinal, imaginem estarmos trabalhando em casa, cuidando das crianças durante a suspensão das aulas, cozinhando, dormindo e acordando durante a quarentena sem luz, sem equipamentos eletrônicos, sem nosso programa favorito de TV para ajudar a passar o tempo, sem forma de nos comunicarmos com amigos e familiares que estão distantes? 

Por tudo isso, a dedicação desses funcionários que seguem trabalhando em meio à pandemia merece o nosso aplauso e o das nossas comunidades.. É importante lembrar que, na planta, todas as medidas de segurança e higiene também foram tomadas, para minimizar os riscos de contaminação do coronavírus em quem precisa seguir trabalhando.

Além disso, não custa reforçar também que cada um de nós precisa fazer a sua parte, seguindo as recomendações das autoridades de saúde para reduzir os riscos e diminuir a onda de contágio em massa da Covid-19.

Entre as principais orientações estão:

  • Lave as mãos com frequência, até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, não esqueça e lavar as mãos.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.
  • Se puder, fique em casa.Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.