LGSA

Saúde, meio ambiente e segurança do trabalho são foco de 2021

O grupo de empresas formado pela Termelétrica Viana (TEVISA), Linhares Geração (LGSA), PCH Braço e Tropicália começa 2021 com foco em ações de conscientização para trabalhadores nos quesitos saúde, meio ambiente e segurança do trabalho e reforça a atenção ao Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores – PEAT para funcionários e terceirizados.

De acordo com a técnicas de Meio Ambiente da LGSA, Lorrany Souza, desde 2011 o PEAT é realizado de forma a ir além do simples cumprimento da condicionante do licenciamento ambiental das unidades de negócio, mas o cenário de pandemia iniciado em 2020 mostrou que o programa é um caminho estratégico para ampliar as dimensões e o reflexo das ações orientativas.

“Historicamente as empresas se preocupam em inovar e melhorar os aspectos do PEAT. É um programa que tem uma importância extra para o grupo. Nosso objetivo é de que as ações tenham uma extensão para além da área das usinas e isso se mostrou ainda mais valoroso com o COVID-19. Este ano, há um movimento de grande reforço para ampliar participação e resultados, mantendo-se a distribuição de notícias relevantes para os cuidados na prevenção do vírus”, ressalta.

Lorrany também explicou que no primeiro trimestre do ano passado o programa passou por uma adequação emergencial, com a interrupção dos encontros presenciais e a criação de um circuito de informações que funcionaram como um guia de comportamento sobre questões ambientais, de saúde e de segurança dentro daquela nova realidade. Contudo, para este ano, as reuniões presenciais serão retomadas, com um nivelamento de conhecimento feito em 2020 e com o estabelecimento de critérios e protocolos a serem obedecidos por todos.

“Temos um debate produtivo a ser levantado, sobre o que mudou com 2020 e o que vamos trazer deste 2020 para 2021. Então, o PEAT este ano traz uma proposta de reflexão para avaliar os diferentes aspectos que transformaram a condução da rotina dentro das empresas, e também no relacionamento com a família, amigos e a sociedade em geral. A educação é a forma com que podemos contribuir na formação crítica dos colaboradores e dos que os cercam”, conclui a técnica.

(Publicado em 27/01/21)

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por