LGSA

Usinas promovem debate sobre Dia da Terra

Com foco em trabalhar a conscientização sobre a relação humana com o equilíbrio na Terra, a Linhares Geração (LGSA) e a Tevisa desenvolveram um ciclo de palestras e bate-papos para seus colaboradores. A iniciativa aproveita o momento de reflexão promovido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado neste 22 de abril com tema “Restaurar nossa Terra”.

A data tem sido dedicada ao planeta desde 2009, por meio de uma resolução proclamada na Assembleia Geral das Nações Unidas, e é, segundo a própria ONU, um chamamento para agir, combater as mudanças climáticas, parar o colapso da biodiversidade, e buscar desenvolver uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o meio ambiente. 

De acordo com a gerente de Meio Ambiente, Rafaela Pizaneschi, uma das frentes trabalhadas pelas empresas na gestão é debater com funcionários o papel de cada um nas questões ambientais e, entrando no segundo ano consecutivo em que a Terra está tomada pela pandemia de Covid-19, essas discussões se mostram com ainda mais sentido.

“A relação de cada pessoa com o planeta, a interligação que temos uns com os outros e com todo o sistema natural, nos trazem responsabilidades coletivas mas também individuais. Existem cuidados corporativos a serem adotados e continuamente melhorados, e há uma atitude pessoal necessária. Por isso, essa comunicação com todos os trabalhadores é vista como fundamental no processo”, relatou Rafaela.

A consultora em Educação Ambiental,  Tereza Pinto,  complementa explicando que as informações ajudam a cada um criar novas percepções sobre seu papel como cidadão.

“É do ser humano o ímpeto de terceirizar as atitudes, de dizer “quem tem que fazer isso é o outro”. Mas quer exemplo mais rico do que as transformações que esse coronavírus está nos impondo? As pessoas precisam se enxergar como sujeitos ativos em qualquer relação, isso vale para a saúde e para outros aspectos. A mensagem é simples: como a gente quer esse futuro? Então vamos construir”.

Curiosidade

Você sabia? O primeiro Dia da Terra aconteceu nos EUA, em 22 de abril de 1970. Na data, o senador e ambientalista dos EUA Gaylord Nelson promoveu um grande movimento com passeatas e discursos alertavam sobre as questões ambientais, que uniu mais de 20 milhões de pessoas indignadas com um derramamento de quase 15,9 milhões de litros de petróleo no Oceano Pacífico, em Santa Bárbara, Califórnia, em 1969.

(Publicada em: 22/04/2021)

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por