Inspiração e experiência: equipe marca presença na NavalShore e no Compras Summit

Colaboradores da área de Suprimentos participaram dos eventos, que apontaram tendências e novas práticas de mercado

Colaboradores da equipe de Suprimentos das empresas (Tevisa, Linhares Geração, PCH Braço, Tropicália Transmissora e Povoação Energia) participaram de imersões para conferir as novidades do mercado e o que há de mais atual na política de compras dos grandes players do cenário nacional e global.  As experiências inspiradoras foram vivenciadas pelo time em dois grandes eventos do terceiro trimestre de 2023, a NavalShore, que aconteceu de 22 a 24 de agosto, no Rio de Janeiro, e a Compras Summit, ocorrida em 19 de setembro, em São Paulo.

Fabiano Có, Gerente de Suprimentos do Grupo, destacou a importância da NavalShore, uma das maiores feiras navais do país. O profissional ressaltou que, embora seja principalmente voltado para o setor marítimo, o evento oferece valiosas oportunidades para empresas do segmento de termelétricas de energia.

“O Rio acaba concentrando muitos players do mercado. Não é uma feira 100% direcionada para o mercado de energia, muito pelo contrário, é uma feira marítima, mas, como nós geramos energia com motores estacionários de navio, acabamos encontrando muitos atrativos por lá, como peças para motores, ferramentas e equipamentos auxiliares, peças de reposição”, afirmou Fabiano Có.

Ele também enfatizou que, apesar de as peças e equipamentos encontrados nos estandes não serem exclusivamente destinados aos motores das usinas, esse ferramental desempenha um papel crucial no funcionamento do sistema principal das termelétricas, composto por motores e sistemas auxiliares.

“Além disso, encontramos empresas que oferecem serviços de manutenção para esses equipamentos auxiliares. E também é uma oportunidade de revermos nossos fornecedores”, acrescentou.

O Gerente de Suprimentos mencionou que a NavalShore proporciona encontros com fornecedores de diferentes partes do mundo, incluindo Alemanha e Reino Unido, com os quais a empresa já mantém relacionamentos comerciais.

A feira é uma oportunidade para estabelecer relacionamentos com novos fornecedores e prestadores de serviços, bem como para explorar as possibilidades de negócios que podem surgir após o evento. Além de Fabiano, estiveram no encontro os Analistas de Suprimentos Eduardo Boanova, Wesksiley Silva e Márcia Alves.

Compras no radar

Já o Compras Summit foi um grande ciclo de palestras e trocas de experiências através de apresentação de cases de sucesso. “Tivemos a oportunidade de participar de painéis de discussão, de ter acesso a cases de sucesso de práticas e novas práticas dentro da área de suprimentos e supply chain. Os palestrantes foram diretores de compras e gerentes de compras de grandes empresas multinacionais de diversas áreas, como farmacêutica, de informática, de telecomunicações e siderúrgica”, detalhou Fabiano Có.

Toda a equipe do Suprimentos participou do evento. Com o gerente, estiveram os Analistas de Suprimentos Eduardo Boanova, Wesksiley Silva, Lais Traspadini, Andréa Mathon, Átila Santos e Tiago Moraes.

“Foi um encontro muito rico, de muita troca. É um benchmark que se faz, com a possibilidade de aprendizado com quem está há muitos anos consolidado nos mercados nacional e internacional. Proporcionar isso também para a equipe de Analistas de Suprimentos é muito importante para mim, como gestor. Sinto-me privilegiado em poder oferecer isso à equipe, tendo o total apoio da alta gestão do Grupo. A gente sai oxigenado, com vontade de se renovar e de apresentar novas soluções.”

Além de oferecer orientações sobre as melhores compras, com os menores cursos, os painéis de discussão tiveram como ponto em comum as práticas ESG, que envolvem também o setor de compras, com ações que atendem às premissas da agenda do Ambiental, do Social e da Governança.

“A aderência ao ESG é algo que todas as empresas de mercados completamente diferentes apontaram durante os painéis”, concluiu Fabiano Có.

Publicado por KICK

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.