LGSA

Agenda 2030, um programa para melhorar a vida no planeta

Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Essas cinco palavras têm uma coisa em comum além de começarem com a letra P: elas são os alicerces do projeto Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um conjunto de ações com o propósito de melhorar a vida no planeta durante os próximos 10 anos.  

O programa inclui 17 objetivos principais e 169 metas, voltados a acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir o progresso com sustentabilidade. Construir comunidades e cidades sustentáveis, promover a educação de qualidade e estimular o consumo com responsabilidade também estão entre os propósitos do Agenda 2030. 

Mas, afinal, o que é o desenvolvimento sustentável de que tanto ouvimos falar?

Entenda o que é a Agenda 2030 da ONU.

Desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado  no final dos anos 1970 para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Na época, o que se buscava era unir as noções de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação da natureza, questões que, até então, eram vistas de forma separada.

Por isso, quando falamos no assunto estamos falando da capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. 

Isso significa adotar um padrão de consumo e de uso das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

Para os criadores do programa Agenda 2030 da ONU, o maior desafio é eliminar a pobreza do mapa mundial. 

Para isso, as três dimensões do desenvolvimento sustentável devem ser levadas em conta: a econômica, a social e a ambiental. “Conduzimos nossa rotina diária de forma a construir o progresso com sustentabilidade e com diálogo constante na comunidade em que atuamos. Por isso, a visão da Agenda 2030 agrega muito ao nosso trabalho e vai além dele, quando assimilamos o conhecimento e o aplicamos no nosso dia a dia”, afirma a gerente de Meio Ambiente da Linhares Geração SA, Carolina Lago.    

Então, os cinco Ps do desenvolvimento sustentável devem ser conhecidos por todos nós para que o projeto Agenda 30 saia realmente do papel. Saiba mais sobre eles:

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Como podemos ajudar?

É importante destacar que a Agenda 2030 não é de responsabilidade de um só país ou de um único grupo. Ela deve ser abraçada por todos, autoridades, empresas, comunidades e pessoas. E como fazer isso? Estimulando a igualdade entre homens e mulheres, ajudando a construir comunidades pacíficas, justas e inclusivas, protegendo os direitos humanos, cuidando da natureza à nossa volta para assegurar os recursos naturais do planeta.

O tema é tão importante para a Linhares Geração SA que, em novembro do ano passado, a empresa patrocinou o evento TEDxUfes, no Centro de Tecnologia de Vitória, com o tema “Sementes do Amanhã”. Ao longo do evento, dez palestrantes falaram sobre empreendedorismo, sustentabilidade e energias renováveis. 

O TEDxUfes foi inspirado na série de conferências internacionais da TED, uma organização sem fins lucrativos fundada há 26 anos nos Estados Unidos e dedicada ao lema “Ideias que Merecem ser Compartilhadas”. Nas produções da TED, estudiosos e realizadores de todo o mundo são desafiados a dar a melhor palestra de suas vidas em no máximo 18 minutos. 

A participação da LGSA reforçou a atuação da usina no sentido de estimular a produção de energia com responsabilidade social e cuidado com a natureza. 

Falamos mais sobre isso aqui.

A Agenda 2030 leva em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento. Segundo a Organização das Nações Unidas, ao elaborar o programa, foram respeitadas as políticas de cada país e as prioridades nacionais. 

Afinal, os objetivos e metas foram traçados durante dois anos de consultas públicas e debates junto à sociedade civil e outras partes interessadas em todo o mundo. São objetivos de Desenvolvimento sustentável da ONU estão:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por