LGSA

LGSA aposta em conscientização e projetos de reutilização de água

Em homenagem ao Dia Mundial das Águas (22/03), a Linhares Geração (LGSA) incluiu em seu Diálogo Diário de Segurança (DDS) com os colaboradores uma campanha de conscientização e auto-responsabilidade sobre preservação de um dos maiores tesouros do planeta: a água. 

A ação, que contará com palestras para todos os setores da empresa, está alinhada com o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas escolheu para 2021, “Valorizar a Água”.

De acordo com a consultora em Educação Ambiental, Tereza Pinto, responsável pelo campanha na empresa, a intenção é promover a reflexão sobre o tema, que é importantíssimo, e aproveitar o momento para ressaltar o papel da água para evitar a contaminação por Covid-19.

“Como o Brasil, que é o maior em volume de água, pode ter problema com abastecimento? Por que falta água na torneira de tanta gente? Como cada um pode fazer a sua parte e, em especial, lembrar como a água é essencial no combate ao coronavírus e até de outras doenças, afinal, a higienização, o lavar as mãos, ajuda a proteger de infecções”, pontua Tereza.

Redução de consumo de água

Além do trabalho de Educação Ambiental, a Linhares Geração preparou uma proposta de reuso de efluentes tratados e aproveitamento de águas pluviais, que foi apresentada ao órgão competente para avaliação. A  técnica de Meio Ambiente da LGSA, Lorrany Souza, explica que a proposta visa atender uma condicionante ambiental, reiterar a preocupação com o meio ambiente, e o projeto deverá se somar a outras ações de valorização da água.

“Atualmente, a água proveniente da chuva e sistemas de arrefecimento de ar condicionados é conduzida à rede de captação pluvial e direcionada ao longo da cortina vegetal.  A água irriga estes pontos e é notável como as plantas reagem bem. Quando o novo projeto for executado, nossa meta é reduzir o consumo de água potável para finalidades menos nobres em aproximadamente 960 mil litros por ano”, ressalta Lorrany. 

Dia Mundial das Águas

Desde 1993, após a Assembleia Geral da ONU (resolução A/RES/47/193 de 21/02/1993) o dia 22 de março entrou para o calendário mundial como o Dia Mundial das Águas (DMA). Depois disso, a cada ano um novo tema é escolhido para nortear o debate e chamar a atenção de todos sobre a questão da água no planeta. Este ano de 2021, o tema é “Valorizar a Água”; no ano passado foi “Água e mudanças climáticas”.

Existem vários bons motivos para que esta data seja levada a sério por todos. Um deles, foi publicado este mês pela ONU em seu site:

“Em todo o mundo, mais de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso à água. Deste total, 450 milhões são crianças”, ONU News (março de 2021)

(Publicada em 22/03/21)

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por