LGSA

Semana de palestras na LGSA debate Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Ferramentas de prevenção no ambiente de trabalho, rotinas seguras, conservação de EPIs e cuidado com animais peçonhentos foram alguns dos temas debatidos durante a Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SISSMA) da Linhares Geração (LGSA), realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro. O evento envolveu toda a equipe de colaboradores da empresa, nos diferentes turnos de trabalho.

Em 2019, a SISSMA chegou à sua oitava edição. O tema escolhido para este ano – “Comportamento Seguro – Sua Escolha Faz a Diferença” – destacou a importância do comprometimento dos funcionários para uma rotina segura e saudável. “A SISSMA é o pilar da sustentabilidade da empresa, pois é onde são revalidadas as questões de saúde, segurança e meio ambiente”, avalia o Gerente de Operação da usina, Sérgio Abrantes. 

LGSA-produz-palestra-para-funcionarios

A palestra de abertura demonstrou que ferramentas de prevenção têm tudo a ver com melhoria de desempenho, não apenas profissional, mas também pessoal. “Buscamos trabalhar o lado da decisão individual, mostrando que é responsabilidade de cada um de nós melhorar, evoluir, cuidar da saúde, da segurança e do meio ambiente”, afirma a técnica de Meio Ambiente Lorrany Souza, uma das envolvidas na organização da SISSMA. 

A importância da atenção individual também pautou a conversa de encerramento, “Responsabilidade Tríplice Ambiental”. A palestra esclareceu detalhes sobre as obrigações ambientais de empresas e seus colaboradores, bem como as consequências civis, penais e administrativas para quem causa danos à natureza ou descumpre normas ambientais.

Para a técnica de Segurança do Trabalho Solange Oliveira, outra integrante da equipe responsável pela execução das atividades, o evento é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a segurança e o meio ambiente. “Durante a SISSMA, podemos conhecer vários temas que envolvem nosso cotidiano e revalidar nosso conceito. A cada ano, temos percebido que o melhor caminho é desenvolver nas pessoas o sentido da SISSMA, que é aprender, praticar, celebrar os bons atos. Os resultados têm sido excelentes”, pontua.

Cuidados e conscientização

A Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da LGSA também abriu espaço para as palestras “Ergonomia – Movimentação Manual de Carga” e “Rotina Inimiga da Segurança – Premissas do Safety Start”. Na primeira, os colaboradores receberam dicas para evitar problemas na hora de transportar volumes mais pesados. Na segunda, ouviram detalhes a respeito do Safety Start, um programa que alerta sobre os perigos de acidentes e ajuda as equipes a não cometerem erros, terem lesões ou causarem ocorrências graves. 

Além disso, ao longo dos cinco dias de evento, estandes das empresas convidadas Arafer, Tramontina, Marluvas, Univet e Danny apresentaram em primeira mão as novidades do mercado de equipamentos de proteção individual, ferramentas e outros itens voltados para a segurança do trabalho. 

A programação contou ainda com ações educativas contra a poluição, sessões de massoterapia, atendimento odontológico, ginástica laboral e sorteio de brindes. Uma gincana em que os colaboradores foram desafiados a fotografar soluções adotadas por eles para proteger o planeta também movimentou a SISSMA, que, mais uma vez, fortaleceu em todos a importância de cuidar da saúde, da segurança e do meio ambiente.

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por