Tudo começou em 2017, quando a Linhares Geração realizou uma pesquisa com os funcionários e terceirizados com o intuito de avaliar como estavam os cuidados com a saúde. O resultado disso, foi o lançamento da primeira campanha de alerta de prevenção e conscientização para hábitos mais saudáveis com o tema “Sedentarismo”.
O projeto deu tão certo, que a cada ano a LGSA promove ações, palestras e campanhas voltadas para orientação na melhora da qualidade de vida dos colaboradores.
Segundo a técnica em Meio Ambiente, Lorrany Souza, a campanha feita com os trabalhadores superou as expectativas e gerou resultados positivos. “Depois que realizamos a pesquisa em 2017, programamos a campanha de conscientização, que abordava o sedentarismo. O retorno de todos foi algo impressionante e gerou um impacto muito grande nas pessoas. Elas começaram a refletir sobre como era seu dia-a-dia, buscaram se consultar mais com os médicos e cuidar melhor de si mesmas”, explicou.
No mesmo ano, ocorreu mais uma ação ligada aos temas citados. Entretanto, a programação era voltada para a prática de esportes. O tema da Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente de 2017 foi “Não importa como, mexa-se”.
O entusiasmo com os projetos foi tão grande, que no ano de 2018 aconteceu outra ação: a campanha “Cheio de Ação”. “Todas essas ações têm o objetivo de fazer com que os participantes realmente reflitam sobre suas condições físicas e qual estilo de vida resolveram levar. “Isso tudo foi importante para que pudéssemos perceber a proporção e importância do assunto. Uma das coisas mais legais que aprendemos é envolver a família nas atividades físicas, pois um incentiva o outro. Além disso, abordamos mudanças de alimentação e outros hábitos, visando realmente melhorar a saúde mental e física”, afirmou Lorrany.
Mude a rotina, sedentarismo não!
Para a educadora física, Aline Caetano, nos últimos anos a saúde tem se tornado prioridade. Aline explicou que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética, mas também com a saúde devido ao aumento de campanhas sobre a importância de se praticar alguma atividade física.
Pessoas que trabalham diariamente em escritórios e empresas costumam ter uma rotina mais pesada e sem tempo de praticar exercícios. Assim, acabam deixando de lado os cuidados da saúde. Porém, é possível ter hábitos saudáveis com essa rotina e fugir do sedentarismo. “Sempre tem opção para quem quer mudar o estilo de vida. Subir escadas ao invés de elevador; ir caminhando até outro setor ao invés de ligar; levantar para beber água ao invés de deixar a garrafinha na mesa. O ideal é se movimentar sempre que possível, são algumas estratégias básicas. Embora não sejam suficientes, já ajuda bastante. Mas, fica o alerta! Para uma boa saúde é necessário manter a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e cuidar da saúde mental. Torna-se um hábito quando esses cuidados se dão de forma contínua”, afirma.
Alimentação
Uma das formas de se ter maior qualidade de vida, é uma boa alimentação. Não adianta apenas praticar exercícios, o corpo precisa ingerir alimentos saudáveis. “As pessoas precisam comer bem, comida de verdade e de qualidade. Elas devem buscar colocar em seus pratos, alimentos mais naturais – como frutas e legumes. Tudo que ‘vem da terra’. Alimentos que não podem faltar no prato são frango, ovo, carne, peixe, batata doce e aipim. É desempacotar o menos possível”, explica a nutricionista Clarice Zanoni Alencastre.