Com a constante necessidade de racionamento de água pela qual o Brasil tem passado, o consumo consciente se torna uma ação indispensável. Uma alternativa para diminuir o desperdício de água é mudar pequenas ações cotidianas em relação à energia elétrica, por exemplo, já que as hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia produzida no país.
Além da preocupação com o meio ambiente, poupar energia elétrica também proporciona economia financeira. Pequenas mudanças no dia-a-dia evitam o desperdício e fazem diferença quando a conta chega!
Veja algumas atitudes para economizar energia elétrica:
– Evitar abrir a porta da geladeira sem necessidade
– Não utilizar a parte de trás do equipamento para secar roupas e sapatos e não colocar panos nas prateleiras – isso faz com que o motor trabalhe mais, exigindo mais energia que o necessário, além de sobrecarregar o eletrodoméstico e diminuir a vida útil do aparelho.
– Usar a máquina de lavar em sua capacidade total de acordo com a indicação do fabricante
– Em ambientes fechados, sempre que possível, dar preferência à luz natural e optar por cores claras para as paredes e pisos.
– Apagar a luz quando não tiver ninguém no ambiente.
– Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED.
– Acumular roupas para passar todas de uma só vez.
– Alternar a chave do chuveiro para a posição verão quando estiver muito quente.
– Desligar os carregadores da tomada quando os mesmos já estiverem carregados – aparelhos em stand-by continuam consumindo energia.