Dicas de segurança ambiental em festas caipiras

As festas caipiras – típicas dos meses de junho, julho e agosto – já chegaram e com elas muita alegria! Para que nada estrague a sua festa, é preciso tomar alguns cuidados. 

A principal preocupação é com os balões e fogos de artifício, que quando soltados ao vento podem chegar a lugares distantes. Sempre de olho na prevenção, a Linhares Geração possui duas formas principais de prevenção. “Nosso grande protetor é um sistema de alarme de incêndio 24 horas que atua indicando o local da ocorrência. Além disso, para evitar que fagulhas gerem um incêndio na nossa reserva legal, contamos com um sistema de irrigação para minimizar períodos de seca muito comuns nessa época”, explica a Técnica de Meio Ambiente da LGSA, Lorrany Souza. Segundo ela, há ainda uma equipe treinada dentro da usina para os casos de emergência. Dessa forma, a Linhares Geração está sempre em alerta.

A seguir separamos os principais cuidados de segurança ambiental para você que quer realizar uma festa caipira.

DICAS PARA UMA FESTA CAIPIRA SEGURA:

– Fogueira: escolha um local aberto, como numa clareira ou à beira do rio. Antes, limpe bem em volta – qualquer resquício de material que possa pegar fogo aumenta o risco de acidentes. Ao final, verifique se as brasas estão apagadas e resfriadas. 

– Balões: soltar balões além de perigoso é crime. O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, colocando a vida das pessoas e a natureza em risco. 

– Não use materiais de fabricação caseira: opte por produtos legalizados e siga as orientações do fabricante. O benefício aqui vale a pena: alguém que é especializado no assunto já pensou na sua segurança por você.

– Não solte fogos de artifícios perto de fios elétricos: uma simples mudança no vento, pode direcioná-lo aos fios causando grandes estragos.

– Não chegue perto da fogueira se estiver com copo de vinho ou quentão. Por serem inflamáveis, a proximidade das bebidas alcoólicas com as fogueiras pode causar acidentes.

– Muita atenção à combinação de crianças e biribinhas (aquelas bombinhas que estouram quando são lançadas ao chão). As faíscas podem atingir substâncias com potencial para incêndio – como o álcool, provocando acidentes.

– Caso aconteça alguma queimadura ou bolha, a dica é simples: lave o local com água corrente e limpa. Em seguida, cubra com um pano limpo e procure um médico. Não aplique pomadas, pasta de dente, pó de café e outras receitas caseiras. 

TELEFONES ÚTEIS:

– 193 (Corpo de Bombeiros): para relatar ocorrência de incêndio.

– 190 (Polícia Militar): para denunciar queimadas ilegais ou balões.

Lembrete: a ligação é gratuita e a denúncia é anônima.

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.