Equipe de Planejamento e Controle Operacional realiza visita técnica ao ONS

 

Equipe de Planejamento e Controle Operacional. Ramon Santos, Daniel Telles, Fabricio Souza e Uziel Querendo de Oliveira Junior.

Esta semana a equipe de Planejamento e Controle Operacional das empresas (Tevisa, Linhares Geração, PCH Braço, Tropicália Transmissora e Povoação Energia), teve a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no Rio de Janeiro. A iniciativa foi realizada pelo gerente da área, Uziel Querendo de Oliveira Junior que convidou os membros de sua equipe, Daniel Telles, Fabrício Souza e Ramon Santos para conhecer o ambiente operacional do ONS, compreendendo de perto suas operações e processos. 

Essa iniciativa permitiu que a equipe obtivesse insights valiosos para uma compreensão mais completa do funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN) e sua importância no contexto elétrico nacional.

A equipe foi apresentada a instalação e teve a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimentos valiosos sobre o papel desempenhado pelo ONS no gerenciamento e controle do sistema elétrico nacional. Através de discussões detalhadas e demonstrações práticas, eles puderam ter uma compreensão mais clara dos desafios e complexidades envolvidos na garantia da estabilidade e confiabilidade do sistema.

A visita proporcionou uma perspectiva sobre a interconexão de diferentes unidades e departamentos dentro do ONS, evidenciando a importância da coordenação e comunicação eficaz para o bom funcionamento do sistema elétrico. A equipe se reuniu com o time de profissionais e compartilharam suas percepções e experiências.

Entendendo melhor o ONS e o SIN: 

O ONS é o órgão responsável por monitorar a operação da rede elétrica nacional. Ele coordena e controla as operações relacionadas à geração e transmissão de energia elétrica no SIN. 

O SIN é um sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil, por meio de uma malha de transmissão, possibilita que a energia gerada em uma usina – seja ela hidrelétrica, termelétrica e eólica – seja compartilhada e distribuída pelo país.

O SIN possibilita o suprimento de energia do país, enquanto o ONS coordena e controla a geração e distribuição da energia. O ONS recebe informações em tempo real sobre quanta energia está sendo gerada e usada, com base nesses dados, toma decisões para ajustar a produção de energia, para que haja eletricidade suficiente para atender a demanda e evitar apagões.  

*Com base nas informações do ONS

Publicado por KICK

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.