Todos os meses, a Linhares realiza dinâmicas e apresentações para seus funcionários sobre temas tanto relacionados ao meio ambiente, quanto formas de melhorar a relação entre os empregados da empresa.
Em fevereiro, foi realizada uma apresentação teatral com todos os trabalhadores da Linhares Geração, mostrando a importância da empatia no ambiente de trabalho e os efeitos da propagação de ações negativas.
A peça foi narrada por um ator que representava um explorador, no qual contava a história de 3 personagens fictícios: Elza, Felipe e Eduardo.
Ao realizar suas refeições em um restaurante, Elza nunca dava gorjetas para Eduardo, garçom do local que sempre a atendia, pois, não gostava do seu serviço. Como essa gratificação era importante para o rapaz (já que impactava positivamente no seu salário), ele se sentia bastante inconformado com a situação.
Para “aliviar o estresse”, o garçom praticava bullying com Felipe (seu vizinho) por meio de ofensas e apelidos constantes. A vítima então desconta suas frustrações na sua chefe e mãe, que curiosamente, é a Elza.
O objetivo principal desta apresentação foi mostrar de forma prática aos funcionários a chamada “lei do retorno”, na qual ações (positivas e negativas) emitidas por uma pessoa, podem se voltar para a ela.
A importância da empatia no ambiente de trabalho
Colegas de trabalho passam longos períodos em contato, ou pelo menos, compartilhando o mesmo ambiente. Por isso, é importante que toda a equipe desenvolva uma boa relação entre si, além de aprender a ouvir o próximo.
É normal que um colega de trabalho não esteja em um bom dia por conta de problemas pessoais ou relacionados com atividades da empresa. Entretanto, é preciso entender que os demais companheiros não devem ser “punidos”, além de se colocar no lugar deles “Como o meu parceiro se sentirá ao ouvir isso?”.
Caso seja necessário dar um feedback negativo, faça da maneira mais profissional possível, evitando ofensas e propondo melhorias para que o rendimento daquele colega seja potencializado.
O mesmo vale para quem percebe um comportamento hostil por parte de algum colega de trabalho: procure conversar e entender o que pode estar causando essa irritabilidade, assim, é possível até mesmo ajudá-lo a resolver o conflito.
Outro problema causado pela falta de empatia no ambiente de trabalho é o chamado “turnover”, que é a rotatividade de profissionais que entram e saem uma empresa. Trabalhar em um ambiente repleto de conflitos é a causa para que muitos jovens e profissionais talentosos peçam demissão.
Benefícios da empatia para o ambiente de trabalho
Ter empatia no ambiente de trabalho gera mais produtividade, já que os funcionários conseguem se entender e conversar mais facilmente, fazendo com as atividades a serem realizadas fluam de forma muito mais rápida.
Trabalhar em um local harmonioso também faz bem para a saúde: atuar em um local com brigas e discussões constantes pode gerar estresse, o que causa uma série de doenças, como depressão, transtornos alimentares e até mesmo problemas cardiovasculares.
Até mesmo a relação da empresa com os seus clientes pode ser afetada positivamente, já que a empatia poderá ser trabalhada ainda entre colegas e consumidores. O clima leve da empresa será sentido durante uma visita ou conversa, o que pode aumentar as chances de venda.