Linhares Geração apoia comunidade pesqueira com luz solar e itens de segurança

Ações foram destaque entre os projetos de responsabilidade social feitos pela empresa em 2023. Em 2024, novas atividades serão feitas  

Apoio à Associação de Pescadores de Povoação (Apap) como ação de responsabilidade social realizada pela Linhares Geração e Povoação Energia no ano de 2023.

O apoio à Associação de Pescadores de Povoação (Apap) foi um dos destaques entre as ações de responsabilidade social realizadas pela Linhares Geração S.A no ano de 2023. O suporte dado pela empresa à entidade pesqueira atuou em duas frentes importantes: a doação de itens de segurança para evitar o furto de tilápias e a instalação de painéis solares para reduzir o custo de energia consumida pela entidade.

“Estamos muito gratos à empresa por proporcionar qualidade de vida e garantia de dias melhores para nós, pescadores. O nosso gasto com a conta de luz era altíssimo. Com essa redução (por meio dos painéis solares), temos agora energia, graças à Linhares Geração, que foi a maior bênção que aconteceu nas nossas vidas. O custo vai reduzir bastante. Vamos conseguir trabalhar mais aliviados”, afirmou a secretária da Apap, Andrea Aparecida.

As assistências à entidade, feitas em conjunto com a Povoação Energia, também tiveram como alvo o projeto Aquaponia – Cultivando para Pescar, um trabalho que integra a criação de peixes com o plantio de hortaliças por meio do aproveitamento da água e do resíduo da piscicultura, utilizados para a irrigação. Dessa maneira, os peixes criados em tanques e alimentados por ração liberam dejetos ricos em nutrientes, que podem ser bombeados para outra parte do sistema, onde estão as hortaliças. O projeto é feito em parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifes).

No projeto, há 20 famílias envolvidas, 15 trabalhando diretamente e outras cinco, indiretamente. Com as melhorias oferecidas em relação aos painéis solares, a LGSA alcançou 100 pessoas. Já a instalação de itens de segurança no local beneficiou 110 pessoas.

“A Associação havia passado por um furto bem grande de tilápias. A doação de itens de segurança aumenta a proteção. Vimos também a dificuldade para o pagamento da conta de luz. Fizemos então o estudo de implementação de placas solares visando a uma energia limpa com diminuição dos custos”, informou o analista de Comunicação da LGSA, Osvaldo Santos.

Quem também reconhece a relevância desses auxílios é o presidente da Apap, Janilson Euzebio, que ressalta a importância da aquaponia na vida da comunidade local, atingida pela lama do Rio Doce após a queda da barragem em Mariana (MG), em 2015.  “A gente se empenhou e abraçou o projeto para poder fazer dar certo.”

Para a implementação dos painéis solares, conduzimos uma iniciativa voluntária por meio do nosso Programa Institucional “Geraação”, cujo objetivo é fomentar a colaboração e desenvolver a consciência e comprometimento com a sociedade. Nesta ação, contamos com a participação ativa dos nossos colaboradores que expressaram interesse em participar. “Eu não imaginava que aqui em Povoação pudesse ter um projeto desse e fiquei maravilhado com o que vi.” relata Clério de Souza, Técnico em Eletrotécnica da Linhares Geração.

ODS e Agenda 2030

As ações feitas na entidade visam, ainda, a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas em sua Agenda 2030. Atendem, especialmente, às ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)Os eixos trabalhados foram “fortalecimento comunitário” e “infraestrutura”.

Mais em 2024 

Osvaldo Santos adianta que essa parceria não será algo pontual.  Muitas outras atividades estão por vir. Ao longo deste ano de 2024, iniciativas vão ser implantadas para apoiar a Associação e demais grupos e instituições na área de atuação da empresa.  “A intenção é fazer com que as empresas (LGSA e Povoação Energia) estejam bem atuantes no seu papel comunitário”, enfatizou o analista de Comunicação.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.