LGSA

Linhares Geração começa geração de energia contratada no leilão emergencial

A UTE LORM 1, usina da Linhares Geração localizada em Linhares (ES), foi um dos três projetos de geração de energia elétrica a gás natural, no território capixaba, vencedores do leilão realizado no final de 2021. 

Com incremento de 36 MW, após instalação de quatro novos motogeradores a gás natural, a Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM 1) começou a entregar nesta última semana (20/07), ao Sistema Interligado de Energia (SIN), a energia elétrica adicional contratada no Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 25 de outubro de 2021

Depois dos desafios no cronograma de obras, a usina entrou em operação comercial dentro do compromisso contratual e a expansão aumentou sua capacidade instalada de 204 MW para 240 MW, o equivalente ao consumo médio de mais de 800 mil residências, considerando 200 kWh/mês por unidade. O crescimento de 17,6% na potência também elevou de forma equivalente o consumo do gás, recebido através do gasoduto Cacimbas-Vitória, para 1.300.000 m³/dia.

A usina opera desde dezembro de 2010, por despachos (ordens de operação) emitidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Está conectada à subestação local da Linhares Geração e toda energia produzida na ampliação será transportada pela mesma linha de transmissão em 138 kv, com 57 km de extensão, já em funcionamento, que liga a UTE LORM até a Subestação Linhares, operada pela EDP.

Para o diretor executivo da Linhares Geração, Marcelo Oliveira, não há dúvida de que o projeto tem um papel importante na garantia do suprimento de energia elétrica do país e no mercado de gás capixaba. “Além de utilizar uma matriz fundamental para a segurança energética nacional, a UTE LORM quando em operação é a maior consumidora de gás natural do Espírito Santo e isso tem reflexo no desenvolvimento do estado, pois garantindo o consumo estimula a produção e o investimento na distribuição do gás”.

 

Os projetos termoelétricos do ES 

Juntas, a UTE Viana, da empresa TEVISA;  UTE LORM, da Linhares Geração; e UTE Povoação, da Povoação Energia terão capacidade instalada de mais de 526 MW, o equivalente, aproximadamente, ao consumo médio de 2 milhões de residências. O suprimento deve ser feito até dezembro de 2025, conforme contrato.

 

Publicado por KICk

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Linhares Geração S/A © Desenvolvido por