Linhares Geração começa geração de energia contratada no leilão emergencial

A UTE LORM 1, usina da Linhares Geração localizada em Linhares (ES), foi um dos três projetos de geração de energia elétrica a gás natural, no território capixaba, vencedores do leilão realizado no final de 2021. 

Com incremento de 36 MW, após instalação de quatro novos motogeradores a gás natural, a Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM 1) começou a entregar nesta última semana (20/07), ao Sistema Interligado de Energia (SIN), a energia elétrica adicional contratada no Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 25 de outubro de 2021

Depois dos desafios no cronograma de obras, a usina entrou em operação comercial dentro do compromisso contratual e a expansão aumentou sua capacidade instalada de 204 MW para 240 MW, o equivalente ao consumo médio de mais de 800 mil residências, considerando 200 kWh/mês por unidade. O crescimento de 17,6% na potência também elevou de forma equivalente o consumo do gás, recebido através do gasoduto Cacimbas-Vitória, para 1.300.000 m³/dia.

A usina opera desde dezembro de 2010, por despachos (ordens de operação) emitidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Está conectada à subestação local da Linhares Geração e toda energia produzida na ampliação será transportada pela mesma linha de transmissão em 138 kv, com 57 km de extensão, já em funcionamento, que liga a UTE LORM até a Subestação Linhares, operada pela EDP.

Para o diretor executivo da Linhares Geração, Marcelo Oliveira, não há dúvida de que o projeto tem um papel importante na garantia do suprimento de energia elétrica do país e no mercado de gás capixaba. “Além de utilizar uma matriz fundamental para a segurança energética nacional, a UTE LORM quando em operação é a maior consumidora de gás natural do Espírito Santo e isso tem reflexo no desenvolvimento do estado, pois garantindo o consumo estimula a produção e o investimento na distribuição do gás”.

 

 

Os projetos termoelétricos do ES 

Juntas, a UTE Viana, da empresa TEVISA;  UTE LORM, da Linhares Geração; e UTE Povoação, da Povoação Energia terão capacidade instalada de mais de 526 MW, o equivalente, aproximadamente, ao consumo médio de 2 milhões de residências. O suprimento deve ser feito até dezembro de 2025, conforme contrato.

Publicado por KICk

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.