A Linhares Geração se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores e após o crescente número de registros dos casos de dengue, a UTE LORM incentivou os funcionários e terceirizados a participarem de programas de prevenção de combate a esta doença.
Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, no ano passado ocorreram 3.000 notificações de casos de suspeita de dengue e 1.200 foram confirmados. Devido a esses dados, a LGSA realizou diversos debates para alertar os funcionários e suas famílias sobre os cuidados que devem ter dentro e fora do ambiente de trabalho.
O Verão é uma das estações do ano mais perigosas para o aumento dos casos de contaminação e proliferação do vírus da dengue. Só no mês de janeiro de 2019, a cidade de Linhares já registrou 20 casos da doença.
O que é dengue?
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Inicialmente, ela até parece uma doença inofensiva, mas pode evoluir para um estado mais grave.
Além da dengue, o Aedes aegypti é o responsável por transmitir a chikungunya e a zika.
A dengue causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves pode provocar hemorragias e levar a pessoa a óbito.
Já a chikungunya causa febre e dores no corpo, que se concentram principalmente nas articulações. A zika apresenta sintomas mais leves, como olhos avermelhados e coceira e é um grande risco para gestantes, já que pode causar microcefalia nos bebês.
Outros sintomas
Fique atendo a mais alguns sintomas dessas doenças:
– Febre alta com início súbito;
– Dor de cabeça;
– Perda do paladar e apetite;
– Náuseas e vômitos;
– Tonturas;
– Extremo cansaço;
– Moleza e dor no corpo.
Se sentir esses sintomas não deixem de procurar um médico ou Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
Dicas para combater o mosquito
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água. Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado e eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto e coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água e certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas e antes de viajar guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água.
Apenas se todos fizerem a sua parte ficaremos livres da Dengue.