Linhares Geração promove palestra sobre Setembro Amarelo

A LGSA, em parceria com as empresas Tevisa, Povoação Energia, PCH Braço e Tropicália Transmissora, promoveu nesta terça-feira (20/09), às 14h, um evento virtual aberto ao público e gratuito em apoio a campanha de conscientização e prevenção ao suicídio.

Com o tema “Setembro Amarelo – Você não está só!”, a palestra foi ministrada pela psicóloga da Alper Seguros, Paula Barreto, e foi assistida ao vivo por quase 100 pessoas.  Na apresentação, foram abordadas questões desde o surgimento do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, até indicadores relevantes sobre a gravidade do assunto, como o número de 800 mil mortes por ano, que o configura como a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no mundo, com diversos fatores influenciadores.

A psicóloga também fez um alerta sobre os principais sinais que podem ser observados e da importância de uma rede de apoio e de pessoas próximas perceberem o sofrimento. Também destacou que é importante abordar orientando a busca de um atendimento profissional, ouvindo e sendo disponível, sem julgar. “O suicídio é o último grito de socorro. É preciso dar atenção e um olhar carinhoso e empático, para ajudar o outro a perceber que não está só e que há possibilidades de recomeçar”.

Outro ponto de destaque são os sobreviventes do suicídio, que são as pessoas que atentaram contra a própria vida e também as pessoas próximas de quem se suicidou. Ela relatou que a cada pessoa que tenta ou comete suicídio, 25 outras pessoas são impactadas e entram em alto sofrimento e, consequentemente, em risco. “Essas pessoas precisam de cuidado e acompanhamento, pois a dor é enorme e é somada pelo julgamento social e até religioso. Isso tudo cria um estigma difícil de lidar”.

Paula Barreto ainda registrou canais oficiais que podem ajudar, entre eles o Centro de Valorização da Vida, que atende ligações para o 188, gratuitamente. Ao final da palestra, os participantes puderam enviar perguntas sobre o tema, que foram respondidas pela psicóloga.

Para assistir a palestra na íntegra, basta acessar o canal Comunicação Energia e dar o play no vídeo:

Publicado por KICK

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.