Programa Desenvolver e Crescer estreia com o pé direito e amplia olhar para o colaborador

Programa de desenvolvimento de pessoal passa a envolver todos os colaboradores da empresa. Palestra com Wellington Vitorino marcou abertura do projeto.

Com um olhar amplificado para estimular as potencialidades de todos os colaboradores das empresas (Tevisa, Linhares Geração, PCH Braço, Tropicália e Povoação Energia), o Programa Desenvolver e Crescer estreou cumprindo de ponta a ponta os seus propósitos: inspirar pessoas, incentivá-las a confiar em seu próprio talento e apontar os caminhos para o aprimoramento profissional.

Para alcançar esses objetivos, o evento contou com um ilustre convidado, o palestrante Wellington Vitorino, fundador do Instituto Four, organização responsável pelo ProLíder, maior programa de desenvolvimento de lideranças jovens do país. Ele é um dos primeiros brasileiros negros a ser aprovado para um MBA no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

O conferencista fluminense alcançou renome nacional graças a uma história de resiliência. Wellington é empreendedor desde criança. Fundou uma pequena fábrica de doces, aos 12 anos, e trabalhou como vendedor de picolé dentro de um batalhão de Polícia Militar no Rio de Janeiro, durante três anos. Para comercializar seus produtos para os PMs, a condição imposta pelo alto comando era que o filho de um padeiro com uma auxiliar de saúde bucal apresentasse boas notas no boletim escolar. E assim aconteceu.

Foi mostrando um pouco dessa história que ele introduziu sua apresentação, assistida tanto pela plateia que esteve presencialmente na usina da Tevisa, em Viana, no Espírito Santo, quanto pelo público em geral das demais empresas do Grupo, que acompanhou o encontro por meio da transmissão ao vivo no YouTube, no primeiro dia do Programa Desenvolver e Crescer, 29 de agosto.

Na data seguinte, 30 de agosto, o destaque da programação foi o Treinamento de Líderes com a head de pessoas Clarrisa Dias, promovido em um hotel em Vitória.

Competência: você sabe o que é?

Durante a conversa de quase duas horas com todas as equipes e colaboradores, Wellington Vitorino falou sobre a necessidade de se entender o que é competência para aplicar esse conceito da melhor forma possível no trabalho, demonstrando que o conhecimento é essencial, mas a conduta que se toma a partir desse atributo também mostra-se altamente relevante. “Competência une três palavras. Conhecimento, habilidade e atitude. Conhecimento é saber; habilidade é saber fazer; e atitude é o saber fazer acontecer.”

O palestrante também citou as características de um bom líder. “É uma pessoa que se coloca no lugar do time de maneira empática e assertiva e que tem uma boa comunicação e diálogo, e isso resolve quase 50% dos problemas. O bom líder tem como bases e premissas a integridade e a ética para fazer as coisas certas. Ele foca o resultado. Lembrando: você não é líder, você está líder, porque amanhã você não pode ser mais.”

O convidado mencionou a importância de se falar outras línguas, sobretudo o inglês, para o crescimento profissional. “É fundamental. E invistam bastante nos filhos e na família de vocês quanto a isso.”

Após a palestra, o CEO das empresas do Grupo, Marcelo Oliveira, falou sobre a importância de trazer exemplos inspiradores como esse. Numa lista de 100 nomes como opções de palestrantes, Wellington se sobressaiu justamente por traçar uma trajetória cujo combustível é a educação, algo que está intensamente alinhado ao propósito das cinco companhias, lembrou o CEO.

“Tinha de ser o Wellington. Seu foco na educação é evidente. E a gente acredita que a educação é tudo, e isso ele ratificou hoje. Desde o nosso primeiro programa de pessoal, incentivamos a educação. As empresas têm um programa em que apoiam a custear a faculdade ou curso de especialização.  É ajudar com responsabilidade o que fazemos.”


Colaboradores celebram aprendizado

O feedback dos colaboradores que participaram do evento mostrou uma avaliação muito positiva sobre o Desenvolver e Crescer, afirma a gerente de RH do Grupo, Izabel Bittencourt, que enfatiza sobre o novo formato para o desenvolvimento pessoal. A nova configuração, idealizada após uma Pesquisa de Clima que apontou a necessidade da mudança recém-empreendida, abarca a coletividade, ou seja, todos os funcionários, e não apenas colaboradores com determinado perfil, como ocorreu nos últimos cinco anos.

“Nosso objetivo foi de fato inspirar as pessoas, mostrar para elas uma história verdadeira, apontando que é possível avançar.  Wellington deu um recado muito importante, e recebemos muitas mensagens e elogios sobre o encontro. Muitas pessoas ficaram fascinadas”, pontuou.

 

 

A expressiva maioria dos comentários dados pelos funcionários durante e após o evento também captam essa percepção agregadora.

“Quando temos o privilégio de nos aprofundar neste tipo de história de vida como a do palestrante, isso nos dá uma injeção de ânimo e nos motiva ainda mais em sermos resilientes e focados na conquista de nossos objetivos pessoais e profissionais.  Parabenizo à equipe de RH e à Diretoria por ter aprovado e abraçado esta ideia”, disse o Supervisor de Manutenção da Linhares Geração, Alexandre Fernandes.

“Foi extremamente agregador. A palestra como um todo auxiliou na motivação e na criação de valores e cultura principalmente para mim que sou novo colaborador”, acrescentou o Assistente Jurídico, Matheus Fonseca.

Houve também sugestão de melhorias para as próximas edições, entre elas direcionar mais o foco da palestra para concentrar-se em um determinado tema escolhido. 

“De modo geral, o saldo foi significativamente compensador. Os funcionários se mostraram muito satisfeitos com o evento, que deve seguir o mesmo formato nos próximos anos, envolvendo a todos, porque é esse senso de pertencimento que queremos estimular”, finaliza a gerente de RH, lembrando que uma dinâmica realizada pelos Recursos Humanos com o pessoal antes da palestra também serviu para a aproximar os participantes. 

Publicador por KICK

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.