Projeto Solares cria barco movido à energia solar

Estudantes buscam fontes limpas de energias alternativas

Como projeto de Extensão do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), alunos do curso de Engenharia criaram a Equipe Solares. Buscando ser referência nos estudos e aplicação de energia solar fotovoltaica e construção naval no estado, os estudantes utilizam o projeto para divulgar e incentivar o uso de energias renováveis.

Com a parceria da Linhares Geração, a equipe criou uma embarcação para participar do “Desafio Solar Brasil”, competição que busca estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas.

A equipe Solares também desenvolve outros projetos, como o “Estação Solar”, que é um sistema de aproveitamento da energia do sol para carregar celulares e notebooks. Além disso, através do projeto “Solares Social” os estudantes realizam visitas a escolas públicas de ensino fundamental, explicando conceitos básicos de geração de energia de forma lúdica, com o intuito de diminuir a barreira do conhecimento.

Segundo Carolina Lago, gerente ambiental da termelétrica, a Linhares Geração apoia o projeto, pois reconhece a importância da energia renovável para a sustentabilidade e para suprir a atual demanda de energia do país. “As pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, proporcionando uma energia mais limpa e mais eficiente”, afirma.

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.