Saúde, Meio Ambiente e Segurança em foco no Grupo BDIV11

Com o tema central ‘Mãos que protegem”, foi realizada, na semana do dia 18 a 22 de outubro, a Semana Interna de Saúde, Segurança e Meio Ambiente 2021 (SISSMA), nas empresas Linhares Geração – LGSA (ES), PCH Braço (RJ) e Tropicália Transmissora (BA), que formam o grupo BDIV11, do BTG Pactual. 

O primeiro dia contou com a apresentação da peça teatral “Ser prudente e não correr riscos”, do grupo SESI, uma palestra sobre mudanças climáticas e políticas ESG e o lançamento da campanha “Desplastifique. Não descarte essa ideia, que tem como objetivo a conscientização e a redução do consumo e descarte de resíduos plásticos dentro e fora das empresas.  

A técnica em Segurança do Trabalho do grupo, Solange Oliveira, explica que foi uma semana completa com muitas atividades voltadas à conscientização de toda a equipe. “É um evento pensado para abordar pautas relevantes que vão além das questões normativas de segurança do trabalho, incluindo meio ambiente e saúde, e que tem dado bons frutos. Esta foi a décima edição da SISSMA na Linhares Geração e o que temos percebido ano a ano são resultados expressivos, onde destaco os dois últimos anos, em que fortalecemos o debate sobre saúde mental, ainda mais necessário diante da pandemia, e notamos uma sensibilização e busca maior por cuidados dessa natureza, por exemplo”. 

Solange ainda ressalta que a meta principal da SISSMA 2021 foi chamar a atenção para a segurança das mãos. “Tivemos palestra sobre controle e inteligência emocional, abordando a questão dos ruídos, voltamos a orientar sobre a importância de uma alimentação saudável. Foi uma semana inteira de muita informação rica, especialmente para a conscientizar sobre a importância das mãos e os cuidados que precisamos ter com elas. A palestra foi ministrada por Mário Cezar Christ, que narrou sua história de acidente de trabalho, quando trabalhava como operador na indústria de celulose e perdeu a mão direita em um rolo compressor, em 2008. 

Perguntada sobre se existe alguma razão especial para a escolha do tema, Solange é categórica. “Todas! Usamos a mão o tempo todo, para quase tudo na vida. São talvez nossa mais importante ferramenta de produtividade. Porém, pouco se pensa o quanto é importante cuidar dela. Desde do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), como luvas quando o trabalho requer, até a atenção ao excesso de tempo contínuo digitando, sem pausa para um alongamento sequer”. 

A proteção contra o Covid-19 também não foi esquecida. “Voltamos nesse assunto, não tem como, ainda estamos na pandemia e não é momento de relaxar. Foi um evento híbrido, seguindo todos os protocolos necessários, a exemplo de afastamento no auditório entre os que participarem presencialmente, obrigatoriedade de máscaras, higienização das mãos, medição de temperatura. O formato online foi mantido também, com transmissões ao vivo, pois nos mostrou ser uma excelente forma de ampliar a participação, levar informação para mais pessoas ao mesmo tempo”, conta Solange. 

Além das palestras e dinâmicas, durante a semana, das 6h às 15h, todos os participantes contaram com massoterapia, avaliação física, dicas de saúde e ginástica laboral.  

.

(Publicado em 22/10/2021)

.

.

Publicado por KICk

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.