Sistema inovador melhora eficiência de Unidade Geradora (UG)

Um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de termelétricas do Espírito Santo, Tevisa e Linhares Geração, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e apoio de professores do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), atingiu com sucesso o objetivo e aumentou a potência e a eficiência na produção de energia elétrica a partir de gás natural.

Com o nome de “CRATOS” (Chiller as Recovery Alternative Technology for Optimization of System), o sistema térmico experimental foi criado com o propósito de promover melhoria do desempenho de um motor de combustão interna a gás natural de grande porte, e acaba de ter os resultados práticos nos testes de performance.

Realizados em uma da 24 Unidades Geradoras (UG01) da UTE LORM, usina termelétrica da Linhares Geração, localizada no norte capixaba, os testes de performance conseguiram demonstrar na prática o que as simulações computacionais já vinham indicando: a recuperação da energia dos gases de exaustão para resfriamento do ar de admissão podem aumentar a capacidade de geração em mais de 10%.

O sistema foi instalado como um piloto a partir de outubro de 2022 e os testes iniciados em fevereiro de 2023, em março testes de comissionamento foram realizados, e em abril foi testada a performance com o sistema em plena carga, quando a UG01 teve constatada o aumento de sua potência de 8,5MW (nominal do fabricante) para 9,6MW.

A equipe responsável pelo projeto comemora o avanço e pondera a realização de mais algumas rodadas de testes para elevar ainda mais a potência e verificar possibilidades de replicar esses sistemas às demais unidades geradoras.

Assista o Vídeo:

 

O investimento
O CRATOS faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROP&D), estabelecido pela Aneel (Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000) com compromissos mensais estabelecidos a partir de percentual fixo da ROL (Receita Operacional Líquida), e cujo investimento está previsto em aproximadamente R$ 8,0 milhões das empresas do Grupo: Tevisa e Linhares.  

Veja a matéria em CanalEnergia  

Publicado por KICK

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.